quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Roberto Pereira de Andrade divulga nova obra durante o II Encontro de Escritores de Aviação

Roberto Pereira durante o I Encontro
Um dos mais importantes jornalistas e escritores especializados em aviação do Brasil, Roberto Pereira de Andrade, é presença garantida no II Encontro de Escritores e Jornalistas de Aviação, que acontece nesta sexta e sábado (dias 9 e 10) em São José dos Campos, na Associação dos Pioneiros e Veteranos da Embraer (APVE).

Roberto Pereira aproveita o evento para divulgar a nova publicação do livro de sua autoria, Construção Aeronáutica no Brasil – 100 Anos de História (em português), totalmente atualizado. O livro está em fase de finalização e pode ser lançado ainda neste ano, em parceria com a Embraer e Associação Brasileira de Cultura Aeroespacial (ABCaer), por meio da Lei de Incentivos Fiscais (LIF) à cultura.

Escritor desde a década de 60, Roberto Pereira tem mais de dez títulos publicados na área. No ano passado foi um dos homenageados durante a primeira edição do encontro.

Perfil 

Roberto Pereira de Andrade nasceu no Rio de Janeiro, mas nos últimos 50 anos passou a morar e trabalhar em São Paulo. O seu gosto por aviões vem desde pequeno, pois seu pai trabalhava numa empresa aérea. Além de jornalista, é professor e formado em administração de empresas. Fala inglês, espanhol e francês e lê inglês, francês, espanhol, italiano e alemão.

Como jornalista, já trabalhou no Jornal do Brasil, Correio da Manhã, Gazeta Mercantil, Diário de Comércio e Indústria, Boletim Cambial, TV Bandeirantes, Rádio Gazeta, O Cruzeiro e Fatos e Fotos; além de ter feito parte dos grupos que criaram o Jornal da Tarde e a revista Veja. Também já Diretor de Relações Públicas na TAM, comandou programa sobre aviação na TV Cultura e na Rádio Gazeta.

No início de carreira trabalhou como repórter geral, depois fui editorialista, teve colunas e seções. Nessa fase começou a se especializar em aviação e defesa. Com o tempo, passou a escrever apenas sobre estes assuntos para órgãos de imprensa, nacionais e estrangeiros, como as revistas JP4 (italiana), Aviation Magazine (francesa), Jane’s All the World Aircraft (inglesa) e Interavia (suíça).

Nenhum comentário:

Postar um comentário